No final do corredor, à direita!

Essa é a direção dos banheiros e vestiários na maioria das academias. E ao contrário do que muitos empresários pensam, essa localização é uma indicação clara do padrão de qualidade de uma academia.

Imagine-se entrando em um banheiro ou vestiário apertado e sujo. Você, com certeza, não vai querer ficar ali durante muito tempo e ainda vai pensar se vale a pena continuar pagando pelos serviços daquela academia. Correto?

Participamos de uma matéria especial sobre o assunto na Revista Mercado Fitness, da Argentina, e com outros empresários e consultores do segmento, notamos o quanto a qualidade desses locais faz a diferença na hora de atrair e reter clientes.

Quando uma academia investe em um ambiente confortável e espaçoso nos banheiros e vestiários, ela oferece ao público vivenciar experiências diferentes, deixando-os mais à vontade no local e fazendo com que fiquem ali por mais tempo, como se fosse uma extensão de suas próprias residências.

Os 4 fatores essenciais

O planejamento desses espaços leva em conta alguns fatores, tais como:

  1. O uso e os costumes de acordo com a região que a academia está inserida, se residencial ou comercial;
  2. O tamanho certo de acordo com a área total da academia e com o número de alunos;
  3. A climatização e ventilação ideais em relação a sua localização dentro da academia;
  4. A segurança com os armários, além do tipo de material para revestir esses locais.

Vestiário que desenvolvemos para a Swimex (Curitiba)

 Conforto, conforto e mais conforto!

Os banheiros e vestiários têm que trazer esse conceito à tona.

Por isso, é ideal investir em cores suaves e uma iluminação mais difusa.

Nos vestiários, os pufes e sofás podem dar lugar aos antigos bancos.

Também é importante planejar os detalhes, como um lugar para se arrumar, secar o cabelo, se maquiar – sem esquecer de boa iluminação e espelho para isso, tanto para o público feminino, quanto para o masculino.

Nos vestiários também vale colocar som, mas uma música mais suave em relação aos outros ambientes da academia. A ordem aqui é desacelerar.

Pense nisso e bom projeto!