Academias Clube e Fidelização

por Patricia Totaro

Os dois modelos de negócio de academias com maior índice de fidelização são os Estúdios e as Academias Clube, os dois extremos em questão de tamanho. O Estúdio pelo conforto e entrega de resultados  através do atendimento personalizado e as Academias-Clube pela diversidade de atividades que atendem a toda a família.

Toda a arquitetura da Academia Clube deve ser planejada para que todas as faixas etárias tenham uma ótima  experiência. Como cada um tem expectativas e necessidades diferentes, o desafio da ambientação é ter espaços de convivência exclusivos para encantar cada membro da família e modelar os espaços de exercício para que a cada hora do dia agrade a um público-diferente.

Pausa para falar de público-alvo!

Atender a várias faixas etárias não elimina a necessidade de ter  foco em um público-alvo específico, lembrando que a definição atual é baseada em padrão de consumo e de comportamento.

Voltando a falar da arquitetura:

Setorização de espaços 

Os espaços do mesmo tipo de uso devem estar próximos uns aos outros. Por exemplo, as áreas de conveniência, como loja, salão de beleza, barbearia entre outras devem estar juntas e fáceis de localizar. Da mesma forma as áreas ligadas à saúde e bem estar como spa, massagem, fisioterapia, nutrição devem compartilhar a mesma área de espera, ambientada como uma área de convivência e estar próximas ao acesso dos vestiários adultos.

Espaços infantis

As crianças são clientes além de filhos de seus clientes. Devem ter uma área de convivência exclusiva, como uma brinquedoteca, além dos espaços de exercícios próprios e seus vestiários exclusivos.

Um bom modelo de sala de aulas coletivas é que sejam usadas pelas  crianças durante o dia e nas horas de pico pelos adultos. Sua localização tem que ser em algum lugar onde as crianças não tenham que circular pela academia para entrar, ou até ter uma entrada exclusiva para elas, que durante o uso dos adultos, fique fechada.

Convivência

Os ambientes de convivência devem ser espalhados por toda a academia, deixando atrativos em cada um deles para agradar a um grupo diferente: os mais extrovertidos, os mais tímidos, os mais velhos, os adolescentes, os adultos e assim em diante.

A lanchonete é a maior área de convivência de todos, pois atrai a todos e deve ser colocado em uma área central e ser convidativa mesmo para quem não vai consumir no momento.

Espaços de Conveniência

Muito cuidado ao decidir quais espaços de convivência você irá colocar: é tentador aceitar um terceirizado que vai pagar um bom aluguel mas que não tenha nada a ver com a sua academia. Coloque-se no lugar de seu cliente e entenda o que ele gostaria de ter como facilidades além do treino. Liste esses ambientes e somente depois busque os parceiros, dentro dessa lista.

Um espaço novo que tem tido ótima aceitação é um local de trabalhar, como um pequeno co-working. Essa demanda vem de encontro à nova tendência de se trabalho remoto e pode ajudar na fidelização. Ou, se você preferir poder até ter esse espaço cobrado, depende de sua estratégia.

A arquitetura deve ser focada nua conveniência do cliente em ter todas as suas necessidades atendidas e no conforto, sempre demonstrando a diversidade de áreas de exercícios, serviços agregados e programas para todas as idades. Sua academia-clube tem que ser uma extensão da casa de seu cliente.

Pense em todos os detalhes para garantir que o cliente valorize o seu serviço.

Bom projeto!

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