É possível criar novidades constantes para o cliente da academia com pouquíssimo investimento. A arquitetura vai ajudar!

Quando falamos da parte visual da arquitetura, trabalhamos em dois níveis de percepção: o geral e o detalhe. A distribuição dos ambientes, a localização dos equipamentos  de ginástica e do mobiliário, o piso, a iluminação geral e as cores das paredes fazem parte da sensação geral do ambiente. Temos que planejar de forma a ser mais duradouro, pois é mais difícil de mudar. Já no nível de detalhe podemos e devemos mudar constantemente.

Imagine, por exemplo, sua área de convivência: algumas poltronas, uma mesa de centro e um tapete. Tudo escolhido a dedo, pensado em função do público-alvo e da imagem corporativa. Essas poltronas podem ter uma capa com cores mais frias para ser usada no inverno. Entra também um tapete nesta estação. Já mudou tudo, né? Daí, entra a primavera e você coloca  almofadas floridas e uns vasos na mesinha de centro. Chega o verão, você tira a capa e troca os objetos decorativos e no outono põe novas almofadas e algumas velas bem grandes e coloridas.

Pronto! Você mudou o ambiente quatro vezes no ano gastando muito pouco e o seu aluno  permanece identificado com o ambiente, que acompanha os seus desejos.

Legenda: Mudanças com pouco investimento – Academia F.Scherer Fitness: Foto 1 – Antes, Foto 2: Em 2015, Foto 3: em 2017

 

Sabemos também que a iluminação é uma aliada poderosa nessas mudanças. Na sua próxima reforma (ou na sua nova academia) deixe prevista uma iluminação que permita a criação de vários cenários. Vale usar fitas de led que mudam de cor, sancas que podem ser ligadas ou apagadas de forma independente ou, ainda, luzes escondidas que só aparecem quando acesas.  Nesse mesmo conceito de mudança constante do ambientecriar um cenário planejado com as luzes certas, em cada troca de estação, ajuda a criar mudanças importantes, simplesmente acendendo ou apagando luzes.

E, por último, por que não deixar também planejado locais diferentes para cada promoção comercial? Sabemos que as promoções são mais eficientes quando mudamos o local de sua divulgação. Deixar a arquitetura e o seu planejamento estratégico de marketing trabalharem em conjunto é uma ideia que potencializa muito o seu negócio. Da mesma forma que a iluminação, se você for reformar ou construir, já deixe planejado diferentes espaços de comunicação, para variar nas trocas de estação. Sempre em pontos onde o aluno enxerga com algum tempo, como a lateral da entrada da academia, os espelhos dos lavatórios, proximo aos bebedouros. E saia do obvio: podem ser cartazes, móbiles vindo do teto, adesivos no chão. O que importa é estar conceituado junto com a sua ambientação para não parecer improvisado!

Pense nisso e Bom Projeto!

Artigo original extraído do site Gestão Fitness: http://www.gestaofitness.com.br/novidades-constantes-para-o-aluno-com-pouco-investimento/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *