Academias Saudáveis

Duas novidades em arquitetura me impactaram essa semana: a primeira foi saber que luminárias que acompanham o ciclo circadiano já são viáveis no Brasil e a outra conhecer uma empresa nacional que tem equipamentos desumidificadores de ambientes de alta qualidade.

E o que as duas coisas tem a ver com o nosso mercado de Academias, Studios e Boxes? Tudo! Trabalhamos com a saúde das pessoas e faz total sentido pensarmos na saúde biológica dos nossos alunos!

Ciclo Circadiano de forma simplificada é o período de 24 horas no qual o ciclo biológico dos seres vivos se baseia, regulado pela liberação do hormônio melatonina e é fortemente influenciado pela variação de luz. O estudo que relaciona o nível de luz com doenças graves relacionadas à alterações no ciclo circadiano rendeu à três pesquisadores americanos (Jeffrey Hall e Michael Rosbash e Michael Young) o Prêmio Nobel de Medicina em 2017.

Desde essa descoberta, existem no mercado internacional luminárias que imitam a variação da luz do sol para que pessoas que ficam muito tempo em escritórios ou hospitais sem iluminação natural continuem com o ciclo de produção de melatonina regulado. Essas luminárias fazem a luz de led ir da temperatura de cor baixa (luz amarelada) até a alta (luz branca). 

A boa notícia é que um fabricante nacional, a Infatti iluminação

( www.infatti.com.br ) criou esse sistema para ser colocado no quadro de luz e regular todas as luminárias de uma só vez, economizando muito e viabilizando para as academias. 

Minha visão para as academias é usar esse dispositivo indo de 2.700K (luz amarelada) de  manhã cedo, acompanhando o Ciclo Circadiano, chegando até no máximo 4.000K (luz branca-amarelada) lá pelas 11:00 horas, horário que em geral pessoas mais velhas frequentam a academia e tem a  sensação de enxergar melhor com a luz mais branca. 

Não recomendo passar dos 4.000K porque temos que equalizar a questão de acompanhar o ciclo com a questão comercial. Comprovadamente academias com luz amarelada tem resultado de vendas melhor, já que o ambiente fica mais convidativo e as pessoas ficam com aspecto mais saudável sob essa luz. 

Minha outra descoberta foi a empresa brasileira Thermomatic  ( www.thermomatic.com.br ) que viabilizou o uso de desumidificadores nas academias. 

Quanto maior o nível de umidade do ambiente da academia, maior a dificuldade de regular a temperatura corporal do praticante de atividade física. Acaba-se usando ar condicionado para manter a sensação de resfriamento, mas  sem o controle de umidade ele não é tão eficiente. Se aliarmos um bom sistema de condicionamento de ar com o sistema de desumidificação, o gasto com a energia elétrica diminui e a saúde do ambiente melhora, favorecendo o melhor desempenho dos clientes.

Fora isso, o ambiente úmido favorece a proliferação de muitos microrganismos responsáveis por alergias e doenças na pele, além de prejudicarem a higienização.

Pensar a saúde do ambiente para promover a saúde dos clientes de sua academia  é uma ótima forma de se diferenciar em um mercado concorrido: toda melhoria na arquitetura que não é vista em um primeiro momento deve ser comunicada aos seus clientes.

Pense nisso e Bom Projeto!

Patricia Totaro