Economizar na manutenção da academia é uma estratégia excelente para contribuir com a lucratividade do espaço. Porém, não basta priorizar o preço baixo – nesse caso, o barato pode sair caro. Por isso, separei diversas dicas que irão te ajudar a pensar a longo prazo!
Invista na conscientização
Uma ótima maneira de economizar é evitando o desperdício. Por isso, incentive seus alunos a utilizarem garrafas d’água e não disponibilize copos descartáveis.
Outra opção interessante é investir em lembretes localizados em pontos estratégicos do espaço para evitar o consumo desnecessário de energia. Pequenas atitudes do dia a dia já fazem total diferença, tanto para o planeta quanto para o seu bolso.
Use lâmpadas de LED
Embora sejam mais caras que as incandescentes, as lâmpadas de LED reduzem o consumo de energia elétrica em até 85% em comparação aos demais tipos e contam com maior durabilidade. Como bônus, elas combinam com diversos pontos da academia, como a área de recepção e musculação.
Cuide dos aparelhos
Faça a manutenção dos equipamentos com frequência, para contribuir com a durabilidade e evitar que a troca seja mais rápida que o normal. Além de ser uma ação inteligente para economizar, esta dica contribui com a segurança dos seus alunos.
Priorize a qualidade dos acessórios
Em acessórios como halteres, caneleiras e colchonetes, invista em um bom acabamento. Isso fará com que a durabilidade seja maior, portanto, embora o preço seja mais elevado, são uma melhor opção a longo prazo.
Além disso, utilize materiais de acabamentos que demandam menos manutenção, como revestimentos nas paredes e pinturas em texturas. Outra saída inteligente é colocar ralos em formas de grelhas lineares nos vestiários, para separar a área molhada da seca e, assim, economizar em materiais de limpeza.
E aí, que tal colocar essas dicas em prática e economizar na manutenção da sua academia?