Com a valorização do bem-estar, diversos condomínios têm investido em academias residenciais. Elas são uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida e/ou não deseja se deslocar do conforto do lar para se exercitar.
Diferentemente dos espaços fitness tradicionais, a maioria delas não conta com professores à disposição. Isso não é, necessariamente, um problema: afinal, para os iniciantes, há a possibilidade de levar personais ou até mesmo receber treinos personalizados feitos por profissionais de educação física.
Arquitetura
Levando em consideração um grande número de casas e apartamentos, para que uma academia residencial proporcione uma boa experiência, é necessário que, além da variedade de aparelhos, sejam previstos espaços livres para treinamento funcional e exercícios de solo.
Nesse caso, especialmente se o espaço não for amplo o suficiente, um bom projeto arquitetônico faz toda a diferença para que o local seja aproveitado da melhor forma possível.
A localização deve ser reservada, clara e arejada. Investir em espelhos em locais estratégicos é uma boa opção, assim como elementos decorativos que fazem parte da identidade do condomínio.
Manutenção
A conservação de uma academia residencial não deve ser negligenciada. Portanto, invista na manutenção periódica dos aparelhos e, quando necessário, substitua-os.
Além disso, para manter a qualidade no dia a dia, cuide para que a academia esteja sempre limpa e com produtos para higienização dos equipamentos à disposição. Se manter um profissional responsável por este serviço full time não for uma boa opção, uma saída é reservar um horário pouco movimentado especialmente para a limpeza do espaço.