As necessidades do cliente em cada fase de sua jornada na academia.
por Patricia Totaro
A jornada do cliente após a sua matrícula na academia de ginástica passa por alguns períodos bem definidos:
Nos três primeiros meses logo depois da matrícula, o cliente começa com muito entusiasmo nas primeiras semanas, que tende a ir diminuindo e até acabar, o que gera um grande índice de desistência nessa fase. Quem ultrapassa esse desafio dos primeiros meses, já começa a colocar a atividade física como parte da rotina, mas ainda sujeito a desistir se tiver algum contratempo até os 6 ou 8 meses. Quem ultrapassa esse período já tem maiores chances de tornar-se um praticante regular de atividade física e consequentemente um cliente fidelizado se sua academia.
Baseado em uma pesquisa realizada com mais de 200 academias em todo o Brasil, eu percebi as necessidades dos clientes em cada uma dessas fases de sua jornada dentro da academias e tracei um paralelo de como a Arquitetura pode interferir em cada momento:
No início os clientes iniciantes valorizam o resultado do treino e precisam sentir que a academia que eles escolheram é parceira para que ele atinja o resultado. É o lado racional do cérebro funcionando. A Arquitetura deve mostrar:
- ambientação diferente para cada atividade para demonstrar a diversidade de possibilidade de treinos.
- espaço para profissionais que ajudem o aluno a mudar o seus hábitos, como orientação de treino, nutricionista e psicólogo, empório com comida saudável e até refeições congeladas para levar para casa.
Ao passar a fase de adaptação, o cliente começa a perceber que além do treino a academia proporciona diversão. É o lado emocional do cérebro aparecendo, aquele mesmo que o fez se decidir pela matrícula. Nesse momento ele passa a valorizar:
- as áreas de convivência
- áreas de jogos
- os grupos formados pelas aulas coletivas
Por fim, o aluno já fidelizado precisa ser re-conquistado todos os dias pelo acolhimento e conforto. Cuidado!!! Nesse momento ele começa a perceber a falta de conforto, como calor ou frio excessivo, problemas de manutenção, odores desagradáveis e som desregulado. Invista sempre em:
- vestiários confortáveis
- conforto ambiental
- espaços de conveniência com tudo o que ele pode precisar
Planeje sua Arquitetura! Bom Projeto!!!