As necessidades do cliente em cada  fase de sua jornada na academia.

por Patricia Totaro

 

A jornada do cliente após a sua matrícula na academia de ginástica passa por alguns períodos bem definidos: 

Nos três primeiros meses logo depois da matrícula, o cliente começa com muito entusiasmo nas primeiras semanas, que  tende a ir diminuindo e até acabar, o que gera um grande índice de desistência nessa fase. Quem ultrapassa esse desafio dos primeiros meses, já começa a colocar a atividade física como parte da rotina, mas ainda sujeito a desistir se  tiver algum contratempo até os 6 ou 8 meses. Quem ultrapassa esse período já tem maiores chances de tornar-se um praticante regular de atividade física e consequentemente um cliente fidelizado se sua academia.

Baseado em uma pesquisa  realizada com mais de 200 academias em todo o Brasil, eu percebi  as necessidades dos clientes em cada uma dessas fases de sua jornada dentro da academias e tracei um paralelo de como a Arquitetura pode interferir em cada momento:

No início os  clientes iniciantes valorizam o resultado do treino e precisam sentir que a academia que eles escolheram é parceira para que ele atinja o resultado. É o lado racional do cérebro funcionando. A Arquitetura deve mostrar:

Ao passar a fase de adaptação, o cliente começa a perceber que além do treino a academia proporciona diversão. É o lado emocional do cérebro aparecendo, aquele mesmo que o fez se decidir pela  matrícula. Nesse momento ele passa a valorizar:

Por fim, o aluno já fidelizado precisa ser re-conquistado todos os dias pelo acolhimento e conforto.  Cuidado!!! Nesse momento ele começa a perceber a falta de conforto, como calor ou frio excessivo, problemas de manutenção, odores desagradáveis e som desregulado. Invista sempre em:

 

Planeje sua Arquitetura! Bom Projeto!!!

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