Você já ouviu que “o cliente sempre tem razão”? Embora esta frase seja muito conhecida, de fato, ela não se encaixa em todas as situações. Além de serem empáticos com os seus alunos, seus colaboradores precisam ser treinados para agir em situações difíceis.
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que se colocar no lugar do cliente é sempre muito importante. Afinal, seus feedbacks são sempre válidos para que a gestão possa identificar melhorias a serem realizadas na estrutura, no atendimento e até mesmo nas políticas estabelecidas pela academia. No entanto, é necessário reconhecer que nem todas as reclamações ou problemas têm fundamento. Atente-se às dicas abaixo!
Antes de concluir algo, faça uma análise
No caso da arquitetura, nem sempre a opinião do aluno será a mesma da equipe técnica. Ambientes escuros, por exemplo, só agradam aqueles que estão focados nos treinos e têm um comportamento mais jovial. Portanto, se à primeira vista pode parecer que o cliente não tem razão, vale olhar a situação por outra perspectiva.
Tente encontrar a melhor solução
Em vez de focar na situação desagradável, concentre sua energia em como ela pode ser resolvida. Nesse caso, é válido que os seus colaboradores tenham conhecimento sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor antes de tomar qualquer atitude.
Acima de tudo, seja cordial
Agir com desrespeito é uma forma de perder a razão. Por isso, independentemente do acontecimento, demonstrar profissionalismo é um dos pilares para que qualquer problema seja resolvido sem manchar a imagem da sua academia.