Muitos empreendimentos, quando iniciados, não seguem um “padrão” extremamente linear e bem definido. No caso das academias, por exemplo, algumas costumam ser em imóveis adaptados, principalmente em grandes metrópoles, onde não é muito comum encontrar um imóvel ideal em determinadas situações. Quando isso ocorre, a primeira coisa que vem na cabeça de quem pensa em construir algo desse porte é: como otimizar o espaço da academia.
Como otimizar o espaço da academia
- É fundamental que haja uma proporção entre áreas de exercício e as outras áreas da academia, como conforto, conveniência e operacional;
- A porcentagem de cada área depende do perfil da academia: para as convencionais, 70% da área é de exercício, para estúdios, 80%, para academias tipo clube, 60%;
- O empresário tem dificuldade de entender que muitas vezes ele não atinge a capacidade máxima por ter muitos equipamentos e áreas de exercício. Parece um contra-senso, mas essa proporção certa é que faz a academia ter a máxima ocupação.
Espaço seguro e confortável
Outro fator que interfere na otimização do espaço da academia é deixá-lo em compatibilidade com as modalidades oferecidas ali. Para isso, é extremamente importante que ele seja descontraído e muito seguro.
Nesse caso, vale a pena se atentar ao fluxo de circulação no local da melhor maneira possível para evitar que os alunos trombem em aparelhos ou tropecem em itens espalhados.
Além disso, é importante não colocar mais ambientes do que espaço suporta. O que diferencia uma academia considerada pequena de uma academia na mesma metragem considerada de alto padrão é que na pequena todos os espaços são apertados, enquanto na outra há menos ambientes e todos são confortáveis.
Aparelhos e móveis desenhados sob medida para cada academia
Além disso, quando o espaço é reduzido, talvez seja preciso abrir mão de alguns aparelhos específicos e investir em outros multifuncionais, por exemplo. O tamanho dos equipamentos pode influenciar na distribuição do ambiente. Nesse caso, opte por uma aparelhagem menor e que atenda o seu público-alvo.
Os acessórios também podem ser ótimos aliados, assim como a decoração. Uma opção é utilizar ganchos, nichos e prateleiras para otimizar melhor o espaço e distribuir outros equipamentos, como anilhas e halteres.
Fora isso, sempre que possível, é válido utilizar móveis planejados, pois eles ocupam somente a metragem necessária e não “roubam” centímetros de circulação preciosos.