Quando o assunto é inclusão, uma academia deve considerar os mais diversos tipos de deficiência, idade e instrução. Nesse caso, não somente o espaço deve ser adaptado, mas também a comunicação. Para que todas as pessoas se sintam acolhidas no ambiente que você oferece, atente-se aos pontos abaixo.

Desenho universal 

No projeto arquitetônico, priorize a criação de ambientes adequados a diferentes perfis de usuários, considerando os mais diversos tipos de limitações físicas. Para que as pessoas com deficiência possam desfrutar da sua academia de forma democrática, é necessário que todos os pontos do seu espaço estejam alinhados a este conceito. 

Para facilitar a mobilidade e garantir segurança durante os treinos, investir em rampas, elevadores e portas automáticas com sensor de presença é fundamental.

Adapte os vestiários

Um vestiário voltado a deficientes físicos deve se adequar às normas de acessibilidade da ABNT. Uma das principais orientações se refere às áreas de transferência e barras de apoio, que devem estar posicionadas de lados diferentes e respeitar uma área mínima de 0,80 por 1,20. As torneiras precisam ser adaptadas por meio de uma alavanca mais longa. No espaço destinado para banho, o piso deve ser antiderrapante.

A inclusão deve estar também na comunicação

Assim como o espaço físico da sua academia, a sua comunicação deve ser democrática. Por isso, utilize uma linguagem de fácil entendimento em suas divulgações, além de considerar diferentes formatos e recursos para que todos possam ter acesso à mensagem que você quer passar. Felizmente, as redes sociais contribuem com esta tarefa, por meio de recursos como audiodescrição e legendas automáticas.

Promova a saúde em primeiro lugar

De fato, nem todas as pessoas se sentem confortáveis em ambientes que valorizam mais a forma física que a saúde. Por isso, mostre aos seus alunos a importância dos exercícios físicos para o bem-estar, tanto na sua comunicação quanto no atendimento da sua academia como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *