Ele é o truque número um dos arquitetos que atuam em arquitetura comercial. Por quê?
A resposta é simples: permite direcionar o olhar do cliente para onde quisermos. Seu nome: Ponto Focal. Toda ambientação fica mais atraente quando tem um ponto focal, ou seja, aquele alvo que chama a atenção assim que batemos o olho e se sobressai em relação ao resto da composição.
É comum que boa parte dos ambientes já tenha um ponto focal bem definido: uma janela com uma bela vista, por exemplo.
Mas, se por acaso, você não teve tanta sorte neste sentido na sua academia, não se preocupe. A boa notícia é que dá para resolver de maneira fácil e objetiva, desviando o olhar do cliente do ponto que estiver desfavorecido e atrair sua atenção com intervenções simples e que não pesam no bolso.
Olho nas cinco dicas:
- Use uma cor quente: amarelo, laranja ou vermelho, em uma das paredes para destacar o ambiente. Você também pode optar por uma textura;
- Em uma parede branca, instale um objeto decorativo como uma prateleira e opte por um objeto de decoração marcante, com uma cor forte;
- Um sofá neutro pode ganhar almofadas novas, em cores de mais destaque: laranja, amarelo, verde-limão, de acordo com o estilo do ambiente;
- Você também pode optar por uma lâmpada diferente: formato e cor podem fazer um contraste com os elementos ao redor;
- Esteja atento à iluminação. A proposta é iluminar o elemento marcante que pode ser uma caixa, uma peça decorativa ou uma parede.
Pense nisso e bom projeto!