A FIBO, na Alemanha, é uma das maiores feiras do segmento fitness do mundo e esse ano, mais uma vez, marcamos presença no evento.

Diferente de outras feiras da indústria fitness, na FIBO há palestras um dia antes da feira, a cargo da associação Europe Active. Foram ótimas: curtas e de qualidade. Em várias delas, proprietários de grandes redes do mundo discutiram temas ligados a liderança e falaram muito da importância do profissional de Educação Física, que imediatamente me levou ao insight de melhorar, cada vez mais, as áreas operacionais nos projetos das academias.

Os dois primeiros dias da feira são abertos somente para os donos de academia e profissionais envolvidos diretamente na influência da compra e foram os melhores dias para visitar. Nos últimos dois dias, o evento é aberto para o público consumidor final e é impressionante a quantidade imensa de frequentadores de academias da Europa que participa.

Os estandes de treinamento funcional foram os que mais chamaram a minha atenção que, parecidos com os da IHRSA – EUA, não estavam oferecendo somente o equipamento, mas uma gama completa de serviços. E lá deu pra notar o quanto a gamificação nesta modalidade vai virar tendência nas academias de todo o mundo.

A experiência do cliente foi a grande protagonista de todo o evento. Em todos os estandes, mesmo aqueles que eram focados em equipamentos, havia uma preocupação muito grande com o design. Deu pra ver que os fabricantes de equipamentos entraram na tendência de oferecer uma experiência completa para o cliente, o que necessariamente passa também pela arquitetura.

Na área de arquitetura propriamente dita, havia um pavilhão enorme com várias novidades e, diferente do que acontece em muitas feiras, lá não havia expositores só do setor fitness, mas havia, por exemplo, empresas de móveis mostrando modelos de armários para vestiários com foco na tecnologia, no conforto e na experiência do aluno. Dentro deles havia luz, tomada para carregar o celular, além, claro, do design bem diferenciado e customizado, para se adequar a qualquer tipo de academia.

Algo bem interessante que vi e que, com certeza, vai virar tendência são os pisos esportivos de borracha, para as grandes áreas das academias, isso porque eles aguentam os exercícios de impacto e não impacto. A cor também voltou com tudo… Eles mostraram pisos muito coloridos. Essa tendência deve ser usada com moderação em academias onde se espera uma frequência diária dos alunos, porque quando colocamos muita cor no piso, ficamos muito limitados em trocar as cores das paredes e, consequentemente, o ambiente fica pouco atraente para o aluno com o tempo. Já em academias low cost ou estúdios de nicho com venda por aula, essa tendência pode ser usada à vontade.

Pense nisso e bom projeto!

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