• Muitos alunos estão saindo da sua academia? Entenda os motivos!

      alunos saindo da academia

      Conquistar novos alunos em uma academia é sempre motivo de comemoração! Mas quando eles não permanecem e a rotatividade passa a ser grande, é recomendado ligar o estado de alerta para possíveis erros que podem estar sendo cometidos. Por isso, no post de hoje, falarei sobre quatro deles – e os ajustes que podem ser feitos para corrigi-los. 

      1 – Academia muito cheia

      Revezar equipamentos não é exatamente uma tarefa agradável. Se situações como esta são comuns no seu espaço fitness, alguns alunos podem ficar desmotivados. Mas isso não significa, necessariamente, que está na hora de investir em novos aparelhos. Afinal, é possível entreter seu público de outra forma durante esses momentos.

      Uma boa dica para controlar o movimento e evitar alunos saindo da academia é inserir novas aulas em horários de pico, como no início da manhã e à noite. Existem várias modalidades interessantes: dança, yoga, alongamento, pilates e muito mais! Toda escolha depende do seu público-alvo. Para que não haja dúvida, uma saída é perguntar ao público que tipo de atividade eles sentem falta no seu espaço fitness. 

      2 – Estrutura

      Se muitos alunos estão saindo da sua academia, a falta de estrutura pode ser uma razão. Muitas vezes, estamos tão acostumados com o espaço que nem nos damos conta de que ele já precisa de modificações. Por isso, analisar as condições tanto estéticas quanto funcionais deve se tornar parte da gestão.

      Uma boa dica para conferir se tudo está funcionando perfeitamente é acompanhar de perto a rotina da academia. Afinal, a experiência de quem frequenta o local é a mais importante para identificar a necessidade de possíveis reformas e ajustes. 

      3 – Falta de divulgação

      A frase “quem não é visto não é lembrado” faz muito sentido. Se a sua academia não é ativa nas redes sociais, você está perdendo a oportunidade de criar conexão com antigos e novos alunos. Por isso, divulgar treinos, eventos e promoções de forma estratégica deve ser prioridade. 

      4 – Falta de posicionamento

      Você tenta fazer uma academia adequada para todas as idades, classes sociais, preferências e objetivos? Este não é o melhor caminho! Para atrair interesse, é necessário focar em um público específico, sabendo exatamente onde se quer chegar. Lembre-se: quem quer agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém. 

  • Como fazer sua academia se destacar da concorrência

      Como fazer sua academia se destacar da concorrência

      Investir em um empreendimento – independentemente do segmento – exige estudo, técnica e ação. No caso de academias, é fácil encontrar novas portas se abrindo. Porém, manter uma unidade aberta e, mais do que isso, entender como fazer sua academia se destacar da concorrência, é um fator determinante.

      Como fazer sua academia se destacar da concorrência

      Infraestrutura

      O primeiro ponto para se analisar em uma academia, de fato, é o espaço. Ele pode ser considerado um cartão de visita e funciona como um fator determinante para atrair alunos. Nesse caso, é preciso revisar a forma como os equipamentos estão distribuídos, sua qualidade, se as salas de aula estão organizadas e limpas, se há espaço disponível nos vestiários, estacionamento e acessibilidade.

      É importante entender quem é seu público, afinal, são os alunos que utilizam a academia e, por isso, sabem o que pode melhorar. Uma forma de se destacar é mostrar para eles sua importância.

      Desenvolver um formulário online, mandar para o e-mail de seus clientes ativos e pedir a opinião deles sobre pontos de melhoria para a sua academia é uma alternativa para dar voz a quem usufrui daquele espaço.

      Invista no seu diferencial

      Encontrar um diferencial não é simples, claro, mas é importante gastar energia para que isso fique evidente para os frequentadores da academia.

      Se você pretende abrir um estúdio de pilates, faça com que o ambiente atenda as necessidades de quem busca esse serviço, já se a sua ideia é abrir um espaço para crossfit, analise como você pode tornar o ambiente mais assertivo.

      Para se destacar dos demais, é preciso ter uma marca. Nesse caso, nada melhor do que investir em si mesmo para que sua academia fale por si.

      Seja ativo nas redes sociais

      Por mais clichê que pareça, é de suma importância divulgar o dia a dia da sua academia nas redes sociais atualmente. Isso porque, para atrair novos alunos, é preciso oferecer uma estrutura convidativa e que seja vista! Caso seja feita de forma estratégica, a presença nas redes sociais vai mostrar o melhor que o ambiente oferece.

      Além disso, cada vez mais espaços oferecem estruturas instagramáveis – esse investimento, sem dúvida, pode render bons resultados.

  • Público jovem nas academias: saiba como atraí-lo

      público jovem

      O conceito de “público jovem” é amplo e não se define apenas por idade. Na verdade, está totalmente ligado ao estilo de vida, hábitos e preferências. Portanto, separei dicas que te ajudarão a definir sua busca de forma mais assertiva e específica para a sua academia. 

      Alguém considerado jovem pode ser e se comportar de diversas maneiras. Por isso, na definição do seu público-alvo, se pergunte: as pessoas que você quer atingir são mais tradicionais ou descoladas? Preferem ambientes mais sofisticados ou simples? Estes questionamentos vão te dar um direcionamento excelente para prosseguir com sua marca. Afinal, todas as suas escolhas deverão ser coerentes com aqueles que frequentam o seu espaço. 

      Adeque o ambiente 

      No caso dos mais tradicionais, prefira apostar em tons neutros na sua academia e utilize uma comunicação mais formal. Esse público é atraído especialmente por ambientes que trazem sensação de aconchego sem ousar muito.

      Já para os mais descolados, a regra é trazer descontração, tanto nas cores que representam a sua marca quanto na linguagem que você utiliza com o público. Ao contrário dos mais tradicionais, eles priorizam espaços que remetem à extroversão e gostam de ser surpreendidos com elementos decorativos criativos. 

      De modo geral, os mais jovens preferem atividades mais intensas, como musculação, aulas de dança e CrossFit. Por isso, focar nessas modalidades pode ser uma boa alternativa para agradá-los. Invista em equipamentos variados, ambientes instagramáveis para chamar a atenção e músicas que estejam de acordo com o seu público-alvo. 

      Tenha em mente que o público jovem está sempre se atualizando. Por isso, sua academia deve acompanhar as tendências e modificações do mercado. O público-alvo é o seu maior ponto de partida para uma academia de sucesso! 

      Foto: Projeto da Equipe Arq Fit

  • Ambientes diferentes na academia: como organizar o espaço

      ambientes-diferentes-na-academia

      Pensar em um projeto de academia não é apenas separar áreas de aeróbico e musculação. Na verdade, vai muito além. Durante todo o planejamento, é importante pensar em ambientes diferentes na academia para que o aluno se sinta inserido e confortável naquele espaço.

      Ambientes diferentes na academia

      Levando em consideração que uma pessoa vai tirar parte do seu dia para ficar na academia e, assim, buscar melhora física e mental, a estrutura do empreendimento precisa seguir uma linha de bem-estar.

      A academia também é um espaço de convivência e diversão. Nesse caso, para garantir bem-estar, é importante pensar em outros pontos, por exemplo, em áreas onde os clientes relaxam, meditam e conhecem outras pessoas que se identificam com esse ambiente.

      Pensando na dinâmica de como funciona uma academia, sempre vão haver pessoas interessadas em se matricular para começar a praticar atividade física, porém, vale ressaltar que para que um aluno se estabilize naquele ambiente, ele precisa sentir-se conectado ao local e aos outros frequentadores também.

      Nesse caso, não basta oferecer apenas aparelhos, mas sim uma ótima experiência para aquele aluno, a qual ele vai se lembrar e querer fazer parte sempre.