Um estudo internacional realizado pela empresa de pesquisas ClubIntel identificou os principais tipos de personas das academias, analisando o comportamento que determinados grupos possuem em relação a fitness e wellness.

A pesquisa foi realizada durante dois anos e envolveu cerca de 1.500 consumidores. O intuito do levantamento foi ajudar os operadores de negócios fitness a desenvolver produtos, serviços e programas adequados aos principais tipos de personas encontradas nas academias.

Personas das academias

Durante o levantamento, foram identificados quatro tipos de personas: Routine Lifer, Wellness Lover, Fitness Explorer e Casual Consumer.

Routine Lifer

Esse grupo se trata daquelas pessoas que valorizam a rotina. A faixa etária desse público é acima dos 66 anos, sendo 38% deles aposentados. Essas pessoas procuram o aspecto de comunidade, ou seja, querem se inserir naquele grupo fitness e correspondem a 34% dos consumidores das academias.

Wellness Lover

Esse grupo é conhecido como “os amantes do bem-estar”. A faixa etária é dos 25 aos 39 anos de idade e 61% deles possuem um trabalho de período integral. Basicamente, essas pessoas estão em busca do bem-estar geral: físico, mental e emocional. Metade desse grupo frequenta academias tradicionais e eles correspondem a 30% dos consumidores.

Fitness Explorer

Estão na faixa etária dos 25 aos 39 anos de idade, porém, possuem um perfil mais explorador e estão sempre em busca de coisas novas, seja nas atividades, nos programas, nos treinos, etc, desde que aquilo os inspire. Eles formam 19% do total dos consumidores.

Casual Consumer

O cliente casual, como é conhecido, forma 17% do total dos consumidores. Esse grupo procura atividades do fitness e wellness de forma esporádica, em geral quando estão visando algum evento no futuro que os faça cuidar de si mesmos, como férias, viagens, casamento, etc. A principal característica é a necessidade de alguém que os oriente nesse caminho, que mostre o “passo a passo” para seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *