A biofilia busca conectar os seres humanos com a natureza, a fim de proporcionar bem-estar e conforto emocional. O conceito é baseado na crença de que as pessoas têm “o desejo de se afiliar a outras formas de vida”, defendida e popularizada pelo entomólogo e biólogo Edward O. Wilson.
Na minha experiência como arquiteta de academias, consigo ver na prática o quanto o design biofílico faz a diferença para o resultado final de um projeto. Confira mais detalhes abaixo!
Melhora a experiência do usuário
Utilizar elementos e materiais naturais em uma academia é uma ótima escolha, já que eles atraem tanto de forma emocional quanto estética. Dessa forma, o cliente tende a se conectar com o espaço, tornando a fidelização uma realidade.
Contribui para a saúde mental e física
De acordo com diversos estudos, a exposição a elementos como luz natural e plantas é capaz de reduzir os níveis de estresse e aumentar a produtividade. Isso, de fato, é muito interessante para ambientes como as academias.
Promove sustentabilidade
Outra vantagem do design biofílico é a eficiência energética, já que a iluminação natural pode reduzir significativamente os gastos com energia elétrica.