Há alguns anos vem se ouvindo com muita intensidade a palavra “gestão”. No caso da gestão de academia, claro, isso não seria diferente. O cliente de estúdios, academias, box, etc, mudou, e o que funcionava no passado não se aplica atualmente.
Gestão de academia
Mas afinal de contas, o que seria uma gestão de academia focada no cliente? Hoje, quando pensamos em um projeto de arquitetura para uma academia, é preciso entender que o local deve promover a saúde e a prevenção de doenças – esse deve ser o foco do espaço, seja ele qual for.
Nesse caso, investir em itens de decoração que caracterizam o excesso de preocupação com a forma física, como excesso de espelhos e imagens de pessoas com padrões pré-definidos, pode ser prejudicial. Afinal, se o foco do local é o bem-estar, essas pressões estéticas não são condizentes.
Levando isso em consideração, para ter uma academia moderna atual que atenda as necessidades das pessoas, é fundamental priorizar o conforto e o acolhimento com elementos estratégicos, como vegetação, móveis confortáveis, espaços para trabalhar e espaços de descompressão ou meditação.
Nossa arquitetura é pensada baseada nas demandas operacionais das academias. Nesse caso, o que nós fazemos é sempre dar uma resposta arquitetônica ao negócio – considerando todos os aspectos da gestão.
Em suma, sempre que iniciar um projeto, pense no bem-estar de quem frequentará aquele espaço. Gestão é um conjunto de princípios relacionados às funções de planejar e organizar. Faça isso e sua academia atenderá as necessidades do público!