O reconhecimento de academias de rede não é à toa: além de serem operacionalmente eficientes, elas utilizam a arquitetura como estratégia para alavancar o sucesso da marca. Para o público-alvo, elas trazem diversas vantagens – além de oferecerem um bom serviço, conseguem manter o baixo custo na mensalidade.
Ademais, é importante ressaltar que o termo Low Cost está caindo em desuso no mercado fitness. Isso porque, para os consumidores, este modelo se define simplesmente como academia convencional.
Arquitetura
Neste tipo de espaço, é fundamental que a arquitetura seja planejada de forma estratégica para fortalecer a identidade visual da marca. Para que os consumidores identifiquem que existem diversas unidades, o ideal é incluir uma fachada chamativa, com cores vivas e logo em evidência.
Como as academias de rede contam com um número expressivo de alunos, investir em uma grande quantidade de equipamentos para atender o público é uma ótima estratégia.
Este modelo de academia também se caracteriza por diversas modalidades em sua grade de aulas. Por isso, a arquitetura do espaço deve facilitar a logística entre o grande movimento e as atividades oferecidas, a fim de melhorar a experiência dos clientes.
Curiosidades
O que você acredita que seja mais caro: criar uma academia de rede ou um espaço fitness de outro modelo, como boutiques?
Quem respondeu de rede, acertou! Embora o custo de manutenção seja reduzido, no início, este tipo de academia precisa investir em um bom sistema de ar condicionado, além de acabamentos de alta qualidade, já que, pela rotina agitada que o local costuma ter no dia a dia, o ideal é diminuir ao máximo a quantidade de reformas.
De fato, a arquitetura deste tipo de academia é mais complexa do que muitos imaginam – e faz total diferença para a ascensão do modelo.